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DGS - video informativo
Preparação do ano letivo pós COVID (CMFeira / Confap / Fapfeira) - 06/08/2020
Reveja o debate Agosto de preparação do ano letivo pós COVID ocm a Confap e promovido pela Fapfeira e CMFeira.
Órgãos Sociais 2020-2022
XI Jantar das Associações de Pais do Concelho de Santa Maria da Feira
Este evento comemorativo contou com a presença da Drª Cristina Tenreiro, Vereadora da Educação, Professor José Henriques, Presidente da Junta da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, Sr. Alberto Santos, em representação da CONFAP e diversas Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho. Agradecemos a presença de todos no nosso/ Vosso Jantar anual!
Fica aqui um Muito Obrigada à Associação de Pais da e Encarregados de Educação da Eb 2,3 da Corga pela organização, um trabalho de excelência que proporcionou a todos um momento muito agradável.

Próximo ano: Canedo!!
Recanto dos Infantes - Viagem Medieval 2019
A Fapfeira disponibilizou, pelo nono ano consecutivo, aos visitantes da Viagem Medieval 2019, um espaço de utilização gratuita dentro do recinto para quem, necessite de cuidar da alimentação e higiene dos seus bebés.
O espaço foi assegurado por pais e voluntários da Federação, a quem deixamos um enorme agradecimento!
 
 
Segurança na Internet
Destaques
Projecto Erasmus + "Change to be Changed"
No sentido de conseguirmos um maior compromisso social dos nossos jovens a FAPFEIRA, através do projecto Erasmus + "Change to be Changed" entre os dias 12 a 18 Abril abraçou com uma equipa de jovens Romenos e uma equipa de jovens Italianos a criação e implementação conjunta de iniciativas socioeducativas,culturais e artísticas para crianças, jovens e idosos em três comunidades locais da UE.
 
"Atletismo Emocional – Uma ferramenta para trabalhar as emoções" - Encarregados de Educação
A Inteligência emocional não só tem uma forte correlação com a saúde física e mental, como também melhora os resultados escolares.
A autarquia feirense e a Fapfeira associam-se ao projeto “Atletismo Emocional – Uma ferramenta para trabalhar as emoções".
No dia 9 de abril, pelas 18:30 horas, irá decorrer uma sessão direcionada aos Encarregados de Educação.
Inscreva-se...
 
"Do Clique ao clique: A presença da distância" - Webinar promovido pela CONFAP
 
Erasmus project “Challenge to Connect”
Em busca de um maior envolvimento parental na educação, a FAPFEIRA abraçou o projeto Erasmus “Challenge to Connect” que visa criar estratégias para um maior envolvimento dos pais e da comunidade na educação das novas gerações e dotar os pais de ferramentas que lhes permitam acompanhar e auxiliar os seus filhos no seu percurso escolar e no seu desenvolvimento pessoal.

In search of greater parental involvement in education, FAPFEIRA embraced the Erasmus project “Challenge to Connect”, which aims to create strategies for greater involvement of parents and the community in the education of new generations and to provide parents with skills that allow them to accompany and assist your children in their school career and personal development.
 
Precisa de apoio..... Não hesite
 
Formação "O modelo de resposta à intervenção na educação pré-escolar", no âmbito do projeto municipal Crescer do Ler e Crescer do Ser
Publicado por Fapfeira em Quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021
Iniciou esta terça-feira, dia 2 de fevereiro, a formação "O modelo de resposta à intervenção na educação pré-escolar", no âmbito do projeto municipal Crescer do Ler e Crescer do Ser.
 
Dia Internacional da Educação
"A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em dezembro de 2018, o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação. A meta é assinalar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento. Segundo a Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, sem educação inclusiva e equitativa de qualidade e oportunidades para todos, ao longo da vida, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e travar o ciclo de pobreza que deixa milhões de crianças, jovens e adultos para trás. Hoje, com uma pandemia em curso, a Unesco apela aos governos e a todos os parceiros que façam da educação universal de qualidade uma das suas principais prioridades. De acordo com a Unesco, atualmente, 262 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola e 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler nem fazer cálculos matemáticos básicos. Na África Subsaariana, menos de 40% das meninas concluem o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola. Para a ONU o direito à educação destas crianças está a ser violado, uma situação que considera ser inaceitável. Neste dia, a Unesco apela aos governos e a todos os parceiros que façam da educação universal de qualidade uma das suas principais prioridades, no caso português, um pacto educativo era urgente. A educação “é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública” e que “é a força mais poderosa para garantir melhorias significativas na saúde, para estimular o crescimento económico e para liberar o potencial e a inovação” necessários para construir sociedades mais resilientes e sustentáveis. O direito à educação está consagrado no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A declaração exige educação elementar gratuita e obrigatória. A Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada em 1989, vai mais longe e estipula que os países devem tornar o ensino superior acessível a todos.
E tu, o que fazes pela equidade na Educação?"
 
Projeto “O Crescer do Ler e do Ser”: À Janela do Sótão – Minissérie
Já se encontram disponíveis em https://bit.ly/ocrescerdolereser os primeiros episódios da minissérie 'À Janela do Sótão', inserida no projeto 'O Crescer do Ler e Ser'. Produzida com recursos locais, a minissérie pedagógica tem como protagonistas os irmãos Carlos e Bianca e destina-se a ensinar os mais novos sobre as cinco emoções primárias. O projeto “O Crescer do Ler e do Ser” aposta na promoção da literacia emergente e no conhecimento das emoções das crianças em final do percurso pré-escolar.
Promovido pela autarquia de Santa Maria da Feira, em parceria com a Fapfeira e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, visa contribuir para um desenvolvimento socioemocional mais consistente e gerador de sucesso profissional e pessoal.
 
Aconteceu em outubro de 2020
Continuando o trabalho sob a insígnia ...”na Educação, pela Educação e com Educação”..., a equipa da FAPFEIRA desenvolveu durante o mês de outubro um conjunto de iniciativas. Valida todas as nossas iniciativas
 
Os perigos das redes sociais e a sexualidade
Reveja o debate dedicado à temática "Os perigos das redes sociais e a sexualidade", realizado no dia 29/10/2020
 
Aconteceu em setembro de 2020
A nova equipa da FAPFEIRA sob a insígnia ...”na Educação, pela Educação e com Educação”... conseguiu durante o mês de setembro um conjunto de iniciativas. Valida todas as nossas iniciativas
 
Também pode ver videos de recomendação da Dgest em:

#EscolaEmSegurança - Regras Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo
#EscolaEmSegurança - Regras Ensinos Básico e Secundário
 
Controlo da Transmissão de COVID-19 em contexto escolar
Os estabelecimentos de educação ou ensino são locais de convívio e partilha, onde importa estabelecer medidas de saúde pública, em alinhamento com as medidas implementadas a nível comunitário. Nesse sentido, foram definidas estratégias que permitam o ensino presencial, dando prioridade à prevenção da doença e à minimização do risco de transmissão de SARS-CoV-2, com condições de segurança e higiene nos estabelecimentos de educação ou ensino na retoma do ano letivo 2020/2021.
As orientações assim como o documento na sua totalidade poderá ser consultado através do link: 
https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/referencial-escolas-controlo-da-transmissao-de-covid-19-em-contexto-escolar-pdf.aspx
 
O próximo ano letivo terá início na semana de 14 a 17 de setembro, com atividades letivas, não letivas e formativas presenciais para todas as crianças e alunos. Neste contexto, foi já emitido um conjunto de orientações excecionais de organização e funcionamento dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, incluindo escolas profissionais, no ano letivo 2020/2021, que garantam a retoma das atividades educativas e formativas, letivas e não letivas, em condições de segurança para toda a comunidade educativa.
Paralelamente, e sem prejuízo de futuras orientações a emitir pela DGS, bem como de eventuais medidas excecionais que a situação pandémica possa vir a determinar, tendo por base a Orientação n.º 030/2020 da Direção-Geral da Saúde (DGS), as sugestões apresentadas pela Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) e o Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF), a Direção-Geral da Educação (DGE) elaborou um conjunto de orientaçaoes para a realização em regime presencial das aulas de Educação Física.
Estes documentos podem ser consultados em: 
ORIENTAÇÕES - ANO LETIVO 2020/2021
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO EM REGIME PRESENCIAL DAS AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
 
O banco de livros da FAPFEIRA funciona em regime de cedência de manuais de forma independente dos processos escolares, ou seja, a requisição de livros nos nossos serviços não substitui nem sobrepõe o regime de cedência de livros previstos nas respetivas escolas (os quais devem ser privilegiados)
Face à necessidade de implementar regras de segurança excecionais, com vista à minimização do contágio por COVID 19, para o ano letivo 2020/ 2021 o acesso ao Banco de livros da Fapfeira compreende e depende da aceitação das seguintes normas de acesso:
-A requisição/ reserva é feita através de formulário disponibilizado para o efeito, disponível AQUI, não sendo aceites outros formatos de requisição;
- A cedência dos manuais e/ou livros de fichas requeridos está sujeita à sua disponibilidade efetiva – o banco de livros poderá não ter disponibilidade para suprimir todas as requisições;
- A requisição/ reserva apenas será considerada após a divulgação das listagens nacionais de manuais adotados por escola;
- A atribuição dos manuais requeridos será feita tendo em consideração da data de requisição, através do formulário disponibilizado para o efeito;
- O levantamento dos manuais atribuídos deverá ser feito até ao prazo máximo de 30 dias após a data de requisição. O não levantamento da reversa dentro deste período implicará perda da reserva, salvo exceções devidamente justificadas;
- O levantamento e/ou doação de manuais atribuídos será efetuado presencialmente na sede da Fapfeira, nos períodos específicos para o efeito (a divulgar) e mediante marcação prévia;
- No acesso às instalações da Fapfeira devem ser respeitadas todas as normas de segurança recomendadas pela DGS. A Fapfeira reserva o direito de recusa de atendimento face ao não cumprimento das normas apresentadas;
 
A pensar nas nossas crianças do pré-escolar, a FAPFEIRA, através do projeto O Crescer do Ler, preparou um conjunto de atividades para serem realizadas em família e fez uma seleção de informação útil sobre COVID-19, com atividades de entretenimento.
Através da metáfora do arco-íris, são disponibilizados canais de comunicação para que as famílias entrem em contacto com uma equipa especializada, para que possam tirar dúvidas, fazer sugestões e partilhar os trabalhos que vão realizando com as crianças.
Esta informação pode ser acedida através do site O Crescer do Ler, disponível AQUI!
Foi igualmente criado um canal no Youtube, de acesso livre, onde todos os dias serão colocados vídeos com propostas de atividades e jogos simples, com materiais acessíveis a todos. Estes estão disponíveis AQUI!
Com a certeza que vai correr tudo bem, desejamos contribuir para que este período seja um pouco mais divertido!!
 
 

COM MOBILIDADES SUSPENSAS

2019-1-RO01-KA204-063705

O projeto Erasmus+ da FAPFEIRA, Challenge to Connect foi criado com o intuito de encontrar soluções para a falta de envolvimento parental ao nível das competências para a vida, literacia e níveis eficazes de diálogo.

O projeto terá a duração de dois anos e irá reunir pessoas de diferentes países e, consequentemente, de diferentes culturas para trabalharem projetos comuns, comunicarem e, acima de tudo, para estabelecerem amizades. Este projeto também pretende aumentar a consciencialização dos problemas que afetam o envolvimento parental no dia-a-dia, carentes de ponderação e superação mediante o envolvimento e convite de todos os participantes a pensarem “out of the box” com criatividade. Além disso, espera-se que os participantes se sintam valorizados e enriquecidos, com a experiência geral que usufruirão durante o projeto. Este oferece novos conhecimentos e novos métodos de resolução de problemas para que se possa atingir uma melhor e mais participada parentalidade. Espera-se que o “Challenge to connect" abra novas portas e caminhos para uma presença parental mais forte em todos aspectos da vida e educação e que, no final, todos sintam que este projeto é apenas o começo de maiores e melhores formas de itervenção em torno de uma paretalidade positiva.

O projeto “Challenge to Connect” é financiado pela União Europeia, através do programa Erasmus+, ação 2, cooperação internacional através da partilha de boas práticas entre a Romania, Portugal, Grécia e a Republica da Macedonia do Norte para os domínios da criação de parcerias estratégicas ao nível da educação de adultos. O projeto dura até 31-07-2021.

- Flyer de enquadramento geral do projeto

- Info Pack da primeira LTT (Portugal)

- Call

 
 
COM MOBILIDADES SUSPENSAS

O projeto Erasmus+ da FAPFEIRA, Change to be Changed pretende promover a consciência social, educacional, cultural e artística de pessoas desfavorecidas das comunidades locais dos paises intervenientes Portugal (Santa Maria da Feira), Roménia (Targu jiu) e Itália (Poggiardo).
Pretende também aumentar a participação ativa de 24 jovens Portugueses. Romenos e Italianos através do desenvolvimento de um projeto transnacional de iniciativa juvenil durante um período de 21 meses.

Os objetivos do projeto são:
- desenvolvimento da participação e compromisso social entre 24 jovens dos países parceiros, através da criação e implementação conjunta de iniciativas socioeducativas, culturais e artísticas para crianças, jovens e idosos em três comunidades locais da UE;
- desenvolvimento de conhecimentos e competências entre 24 jovens dos países parceiros, especialmente no campo da participação social, inclusão e desenvolvimento comunitário, expondo-os a grupos sociais vulneráveis;
- desenvolvimento de atividades de apoio a crianças, jovens e idosos em 3 comunidades locais da UE através de 3 atividades locais realizadas conjuntamente por 24 jovens dos países parceiros.

A FAPFEIRA e os participantes portugueses selecionados receberão os colegas dos outros países em janeiro de 2021, mas, anteriormente, deslocaram-se, em março de 2020, a Targu jiu - Roménia e em setembro de 2020 a Poggiardo - Itália.

- Info pack primeira mobilidade
- Call
 

O Projeto Parenting Stand-Up, é financiado pela União Europeia através do Programa Erasmus+, e coordenado pelo CECIS - Centrul Pentrul Educatie Consultanta Intrumente Structurale(Roménia), com os parceiros FAPFEIRA - Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação do concelho de Santa Maria da Feira (Portugal) e IMS Private School (Chipre), entre os meses de setembro de 2017 e de 2019.

Este projeto envolve pais e staff das três organizações e visa aumentar o nível de envolvimento e a participação dos pais através da partilha de experiências e das melhores práticas entre as organizações parceiras e o desenvolvimento de atividades específicas de cooperação / comunicação entre técnicos envolvidos na educação de adultos e os pais das organizações parceiras.

Para divulgar os resultados do projeto, a entidade coordenadora desenvolveu um guia de envolvimento parental (parental Involvement guide) onde são apresentadas todas as atividades e projetos criados e implementados pelos participantes. Consulte em Inglês ou em Português!

Flyer. Primeiro TPM e LTT. Digital stories

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Com o objetivo de promover competências socioemocionais, bem como prevenir e minimizar precocemente as dificuldades inerentes ao processo de aprendizagem, este projeto pretende mobilizar os diversos agentes educativos, pais, educadores e professores para otimizar práticas pedagógicas e potenciar o sucesso no desenvolvimento de competências essenciais para o ajustamento social e académico em crianças na idade de transição para o 1º Ciclo do Ensino Básico.
A base de intervenção é a metodologia Response to Intervention (RTI), um modelo multinível de intervenção progressivamente mais seletivos e diferenciados, face às necessidades dos alunos, ao longo de todo o ano letivo.
 
Os objetivos e alvos a considerar em cada nível de intervenção são definidos com base nos dados obtidos numa caracterização realizada no início do ano letivo, o Despiste Universal, desenvolvido junto de cada criança envolvida no projeto. Consequentemente são desenvolvidas atividades de consultoria e é definida a monitorização do progresso nos diferentes níveis de intervenção. No final do ano letivo é realizada uma nova caracterização, permitindo analisar os indicadores de progresso de cada criança.
 
Este projeto é uma iniciativa da FAPFEIRA, em colaboração com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), estando incluído no Plano Educativo Municipal com a denominação (Pro)Move.
 
 
O Programa da Componente de Apoio à Família da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, gerido pelo Grande Sábio, está à disponível aos pais e/ou encarregados de educação para assegurar o acolhimento -7h30 às 9h00- e prolongamento -17h30 às 19h00- das crianças e jovens que frequentam as Escolas do primeiro ciclo do concelho. Nas interrupções letivas, o horário é alargado para as 7h30 às 12h00 e das 13h30 às 18h00.
A relação Escola/Família é uma das preocupações deste programa, que promove e desenvolve regularmente actividades que potenciam a integração e interacção das famílias no processo de desenvolvimento das crianças.
Estes serviços de apoio à família que integram a componente sócio educativa dos estabelecimentos das EB1 são comparticipados pelos requerentes.
Regulamento CAF 
Ficha de Inscrição CAF 
 
O Plano Educativo Municipal de Santa Maria da Feira para o ano letivo 20/21 está já disponível online (consultar AQUI). Este instrumento de trabalho reúne um conjunto de informação útil sobre a rede escolar, bem como as ações, iniciativas e projetos que a autarquia dinamiza ao longo do ano letivo, tendo como preocupação transversal a todos os níveis de ensino, o desenvolvimento educacional, a formação e a qualificação de toda a comunidade escolar.
 
De acordo com o Decreto-Lei n.º 299/84, de 05 de Setembro, compete aos municípios assegurar o transporte dos alunos entre a sua residência e o local dos estabelecimentos de ensino aos alunos dos ensinos básico e secundário, desde que residam a mais de 3 ou 4 km dos estabelecimentos de ensino, respectivamente sem ou com refeitório. O referido transporte escolar é gratuito até ao 3º Ciclo para os alunos a abrangidos pela escolaridade obrigatória e comparticipado em 50% para os alunos do ensino secundário.
O plano de transportes escolares, é elaborado anualmente, correspondendo à previsão dos transportes que irão ser necessários para o ano letivo, ordenando a rede de transportes dos alunos de Santa Maria da Feira. O documento, (consultável AQUI), é elaborado pelo Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira com base no número de alunos a frequentar os diversos estabelecimentos de ensino durante o ano letivo, os números fornecidos por cada estabelecimento de ensino e informação enviada pelas transportadoras.

 
 
Roteiro dos Espaços Educativos da AMP
 
A Junta Metropolitana do Porto, em conjunto com os 16 municípios que a integram, entre os quais Santa Maria da Feira, lançou o Roteiro dos Espaços Educativos da Área Metropolitana do Porto.
Esta publicação, constitui um recurso de apoio aos diversos intervenientes na área da educação, tais como professores, encarregados de educação, jovens e comunidade educativa em geral, no desenvolvimento de projectos e actividades de âmbito social e educativo. 
O Roteiro dos Espaços Educativos apresenta informação sobre museus, monumentos, sítios arqueológicos, parques biológicos e zoológicos, centros geológicos, centros de educação rodoviária, de ciência e multimédia de Santa Maria da Feira e os demais concelhos.
Conheça o Roteiro dos Espaços Educativos em http://edu.amp.pt/.
 
As recentes alterações legislativas e de procedimentos verificadas no âmbito da acção social escolar determinaram a necessidade de redefinição do conjunto de regras no domínio da ação social escolar. Este programa engloba um conjunto de apoios dirigidos aos alunos mais carenciados, com o objetivo de suportar, em parte ou na totalidade, as despesas de educação. Visa-se, deste modo, assegurar um princípio de justiça social e de equidade, garantindo a igualdade de oportunidades de acesso e sucessos escolares aos alunos que frequentam as escolas do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho de Santa Maria da Feira.

Documentos disponibilizados:
- Despacho n.º 7255/2018, que estabelece as medidas de ação social escolar a aplicar no ano 2018-2019
- Despacho n.º 5296/2017, que estabelece as medidas de ação social escolar a aplicar no ano 2017-2018
- Normas da Acção Social Escolar - 1.º Ciclo
- Normas das Atividades de Animação e Apoio à Família nos JI da Rede Pública do Concelho de Santa Maria da Feira
- Despacho 5296/2017, que procede à alteração do Desapcho 8452A de 2015, que estabelece as medidas de ação social escolar a aplicar no ano letivo 2017-2018
- Despacho 8452A de 2015, que estabelece as medidas de ação social escolar a aplicar no ano escolar de 2016-2017
- Boletim de inscrição nas Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) da Câmara Municipal
- Boletim de inscrição - Refeições 1º Ciclo
Legislação Nacional
Auxílios Económicos atribuidos pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira:
- Ação Social Escolar 2019-2020
- Ação Social Escolar 2018-2019
- Ação Social Escolar 2017-2018
- Ação Social Escolar 2016-2017
- Ação Social Escolar 2015-2016
Ação Social Escolar 2014-2015
Ação Social Escolar 2013-2014
- Ação Social Escolar 2010-2011
- Ação Social Escolar 2009-2010
Valores do apoio financeiro aos estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública para aquisição de material didático, no ano letivo 2018/2019
- 2018-2019

 
Para informação geral, divulga-se o regulamento que estabelece as normas para atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino secundário e superior, residentes no concelho de Santa Maria da Feira. Para maior facilidade e comodidade dos interessados disponibiliza-se no fim desta notícia o requerimento que deve ser preenchido e entregue junto Câmara Municipal de Santa Maria da Feira acompanhado dos documentos que aí vêm indicados.
Candidatura a bolsa:
- DGES
Documentos disponibilizados:
- Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo de Santa Maria da Feira
- Requerimento para Concessão de Bolsas de Estudo
- Legislação Nacional
 
Disposições Legislativas Relevantes
 
CCAP
Agenda
Acontece
Novas datas ano escolar 20/21
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